Questionário

terça-feira, 10 de março de 2009

Grupo "K.I.S.S." exibe filme na Escola.


O Grupo "K.I.S.S." exibiu no passado dia 3 de Março na Sala Multiusos da Escola Secundária de Moura, o filme "Elephant" cujo tema principal é o Bullying.
Para os nossos leitores e para quem não teve a oportunidade de ver o filme, aqui fica um pequeno resumo.

Baseado parcialmente no massacre do Liceu Columbine, o realizador Gus Van Sant apresenta-nos "Elephant", cuja acção se desenrola num dia num típico liceu norte-americano.
Seguimos vários alunos nas suas actividades diárias, entre salas de aula, corredores, refeitório, biblioteca, balneários, gabinetes administrativos.
Para cada um deles, o liceu é uma experiência diferente: amistosa, traumática, estimulante, solidária, difícil.
Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, costa oeste dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em actividades quotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham coleccionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.

Observações

Este filme mostra, ainda, o quotidiano dos jovens da escola, as práticas de bullying dissimuladas (vestiário feminino, onde as meninas "cochichavam" que Michelle era estranha, quando ela saiu gritaram "looser); a bolinha de papel jogada em um aluno do fundo da sala; o revanchismo dos agressores com o grupo dos "atletas imbecis"; a panelinha de Brittany, Jordan e Nicole etc; a omissão da directoria em ouvir os agressores, que eram vítimas de bullying etc. A escola era um caldeirão de conflitos.