Questionário

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Bullying Tradicional vs. CyberBullying


Há muito que o bullying é um problema presente nas escolas, mas até há alguns anos atrás, confinado ao recinto das mesmas. As novas tecnologias vieram facilitar o surgimento de um novo tipo de bullying, cujos números não param de crescer: o cyberbullying.

O cyberbullying ocorre quando alguém é ameaçado, humilhado, assediado ou visado de uma forma negativa através no uso de e-mail, telemóveis, chat’s, Messenger e outros semelhantes que fazem uso da tecnologia. Um caso mais comum do que se pensa foi abordado não há muito tempo na comunicação social e serve de exemplo: uma jovem com centenas de contactos no Hi5 foi, de repente, confrontada com constantes telefonemas, vindo a descobrir que as suas fotos se mantinham intactas, mas acompanhadas de mensagens descontextualizadas de cariz sexual onde constava o seu número de telemóvel.

Se antes o bullying acontecia face a face, com a Internet e os novos meios de comunicação o bullying torna-se anónimo. Um cyber bullie pode humilhar ou ameaçar as suas vítimas sem desvendar a sua identidade e pode fazê-lo com uma vasta audiência. E este anonimato faz com que a agressão seja muitas vezes ainda mais danosa. O agressor nem sequer precisa ser maior ou mais forte e por outro lado, sentimentos de remorso ou culpa estão também minimizados, uma vez que este não observa as consequências dos seus actos de forma directa.
É importante referir que, muitas vezes as vítimas de bullying tornam-se agressores de ciberbullying.

Infelizmente, não existem ainda estudos em Portugal sobre esta realidade, o que faz com que este problema assuma ainda contornos de invisibilidade. Sobretudo para os que não o vivem. O cyberbullying necessita de estudos, de visibilidade. É urgente contrariar os factores que o potenciam e o mal estar pessoal e social que dele advém.

Fica o exemplo de uma campanha interessante:

CyberBullying - Talent Show



Cyberbullying - Kitchen





Para saber mais:

http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=45F563C7EFA931C9E04400144F16FAAE&opsel=1&channelid



Fonte: Psicóloga e tutora Ana Pestana

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Resumo escrito do filme "A Turma"


Aqui mostramos um resumo do filme "A Turma" que está de certa forma relacionado com o nosso tema de projecto e irá ser apresentado no Cine-Teatro Caridade, em Moura, no âmbito da Semana da Comunidade Educativa, dias 27 e 28 de Janeiro pelas 9:15h, para Escolas, e haverá uma sessão aberta para quem quiser assistir, pelas 21:15h de dia 27. Aqui ficam então, algumas informações sobre este filme.

Vencedor da Palma de Ouro, em Cannes 2008, este filme é baseado num Livro de François Bégaudeau, «Entre Murs».

François, um professor, e os seus colegas, preparam-se para um novo ano escolar no Liceu de um bairro problemático em Paris.
Cheios de boas intenções, estão decididos a não deixarem que o desencorajamento os impeça de tentar dar a melhor educação aos seus alunos.
As culturas e as atitudes diferentes colidem frequentemente dentro da sala de aula.
Apesar de divertidos e inspiradores, tanto quanto os adolescentes podem ser, o seu difícil comportamento pode, no entanto, pôr em causa o entusiasmo de um professor pelo seu trabalho mal pago. François insiste num atmosfera de respeito e empenho. Sem ser rabugento ou inflexível, a sua extravagante franqueza surpreende muitas vezes os alunos.
Mas a ética da sua sala de aula é posta à prova quando os estudantes começam a desafiar os seus métodos.

O filme é protagonizado pelo professor que escreveu o livro que deu origem ao filme e os actores não-profissionais que compõem a turma de alunos foram escolhidos entre alunos de um liceu francês.

Realização: Laurent Cantet
Género: Drama
Classificação: M/12
Duração: 128 minutos
Data de Estreia: 30 de Outubro de 2008
França, 2008

Link do trailler: http://cinema.sapo.pt/filme/entre-les-murs/video/Q7IZnkrGb12or0VvpvAB

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Linha de Apoio - Bullying

Aqui ficam alguns contactos de apoio a vítimas de Bullying, para que tenhas mais uma forma de te expressares:

Linha de Apoio Bullying: 808 968 888

SOS Bullying: 808 962 006

Violência no Namoro: 800 202 148

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Inquérito realizado na Escola

Para tentarmos ter uma noção do conhecimento dos alunos sobre esta problemática, decidimos realizar um inquérito na Escola Secundária com 3ºciclo do Ensino Básico de Moura, aos alunos das turmas de 7º, 8º, 9º e 10º ano.



- Área de Projecto -
“KISS” – Coisas pequenas fazem a diferença - 12ºB

Tema: Bullying


Sexo: M ___ F___
Idade: ___
Ano: ___
Turma: ___


Sabes ou já ouviste falar de Bullying?
Sim: ___
Não: ___

Se sim o que é para ti, o Bullying?
_______________________________________________________________

Já foste vítima de Bulliyng?
Sim: ___
Não: ___

Se sim, qual o motivo pelo qual foste agredido?
_______________________________________________________________

Já agrediste algum colega? Quer fisicamente, quer psicologicamente?
Sim: ___
Não: ___

O que te levou a fazer isso?
________________________________________________________________


Achas a tua escola problemática?
Sim: ___
Às vezes: ___
Não: ___

Tens algum colega que sofra ou já sofreu com as troças de outros, por ser diferente daquilo a que estamos habituados a ver?
Sim: ___
Não: ___

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Violência em contexto escolar




A violência nos contexto da escola é hoje um tema muito actual e relevante, e com importantes implicações globais a nível escolar, familiar e social.

Quando pretendemos promover uma intervenção adequada no âmbito da violência e não uma acumulação ineficaz de estratégias e medidas remediativas, devemos em primeiro lugar discriminar o que é exactamente a violência.
Podemos então definir violência como a utilização da agressão, poder e influência física ou psicológica ou ameaça face a outros. Os seus objectivos são ferir o alvo, física ou psicologicamente.
No contexto escolar podem surgir vários tipos de violência, ligados a intervenientes como alunos, professores, pessoal auxiliar e comunidade envolvente. São então exemplos o bullying, as lutas, o abuso ou assédio sexual, a posse e utilização de armas e a formação de gangs.
Ainda que geralmente não seja mortal, a violência na escola pode resultar em mal-estar, lesões diversas, danos psicológicos e exclusão e isolamento social, resultado assim em sérios danos para o desenvolvimento psico-afectivo e social das crianças e jovens afectados.
Sendo a escola responsável pela transmissão de normas e padrões comportamentais e tendo um papel fundamental na aprendizagem, nos casos de violência escolar esta tarefa falha.

O bullying a agressão física são os tipos de violência mais frequentes nas escolas portuguesas, à semelhança do resto da Europa, ganhando uma crescente atenção por parte tanto da comunidade escolar como da população em geral.
De uma forma genérica, podemos definir o bullying como um comportamento intencional e sistemático e agressivo, que ocorre no contexto específico da escola. Ocorre quando um ou vários alunos exercem acções agressivas ou negativas sobre outros, com a intenção de provocar mal-estar e sofrimento, ocorrendo de forma repetida e baseado numa relação desigual de poder entre as partes envolvidas.
São então tipos de bullying: insultar, dizer mentiras e espalhar boatos; intimidar e fazer ameaças; chamar nomes, pôr alcunhas e gozar; roubar, extorquir e danificar objectos; utilizar armas; fazer comentários, gestos e/ou piadas de carácter sexual; excluir socialmente e discriminar.



fonte: Psicóloga e Tutora Ana Pestana